quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Roberto Gómez Bolaños




Roberto Gómez Bolaños, também conhecido como Chespirito (Cidade do México, 21 de fevereiro de 1929) é um escritor, ator, comediante, dramaturgo e compositor mexicano.

Gómez Bolaños ficou conhecido mundialmente por séries televisivas como El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado. É sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979).

Chegou a se formar em engenharia, tentando também a carreira de jogador de futebol, mas acabou demonstrando talento para trabalhar escrevendo roteiros, primeiramente para rádio e depois para TV, onde também se tornou ator e diretor.

Depois de 27 anos convivendo juntos, Roberto Gómez Bolaños casou-se com Florinda Meza, a atriz que interpretava a Dona Florinda, no dia 19 de novembro de 2004, num restaurante da Cidade do México.

Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves e Chapolin com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.

Origem do Apelido

"Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi posto nele pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que considerava Roberto Gómez Bolaños, que mede 1,60m; um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão profílicas e versáteis quanto o autor inglês.



Brasil

No Brasil, Bolaños teve quatro dubladores, sendo eles:

* Marcelo Gastaldi: (Também dublador do personagem "Charlie Brown" no desenho do Snoopy)nas séries clássicas (SBT).
* Sérgio Galvão: no Programa Chespirito, exibido pela CNT.
* Cassiano Ricardo: no Clube do Chaves (redublagem do Programa Chespirito), no SBT.
* Tatá Guarnieri: em episódios recentes nos DVD's e no desenho animado.




Cinema

* 1979: El Chanfle
* 1982: El Chanfle 2
* 1983: Don Ratón y Don Ratero
* 1984: Charrito
* 1988: Musia del Viento

Livros escritos por Chespirito

El Diario de El Chavo del Ocho (O Diário do Chaves)

...Y También Poemas (...E Também Poemas)

Sin Querer Queriendo: Memorias (Sem Querer Querendo: Memórias)


Participação política e polêmicas

Roberto Gómez Bolaños participou em 2006 de anúncios televisivos apoiando a campanha eleitoral do Partido da Ação Nacional. Também fez fortes críticas contra o candidato esquerdista Andrés López Obrador, acusando-o de dividir os mexicanos, e contra a esquerda em geral.

Em abril de 2007 uniu-se ao protesto de grupos católicos e conservadores que buscavam manter o aborto como um delito, frente à postura da Assembleia Legislativa, cujos representantes inclinaram-se por despenalizá-lo durante as doze primeiras semanas de gestão. Gómez Bolanos lançou anúncios em canais de televisão e chamadas telefônicas contra tal lei.

Levantou controvérsias por seus comentários sobre o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso, como os realizados no início de maio de 2007, na Colômbia, onde declarou que a obra "é uma caricatura".

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: